Ideias sobre actualidades, coisas interessantes e outras nem por isso.

segunda-feira, setembro 04, 2006

L'auberge espagnole - trata-se de uma grande coincidência voltar a ver este filme que conta a vida de um estudante francês a fazer o programa Erasmus em Barcelona. Sobretudo quando se revê o filme com uma amiga destes tempos, na própria cidade onde se desenrola a história, e passados 3 anos de o ter visto pela primeira e única vez.

Rever o filme depois de ter vivido a aventura de Erasmus dá-nos uma imagem diferente. Podemos até associar algumas personagens aos verdadeiros actores que encontrei em Copenhaga. E dei por mim a fazer uma cronologia dos acontecimentos a partir desta data. A principal conclusão foi pensar num contrafactual: e se eu não tivesse ido para a Dinamarca naquele momento? Estaria provavelmente com 3 anos de experiência profissional no ramo de auditoria, banca ou consultoria. Não teria feito o Contacto, não teria conhecido o Brasil. Começo agora a trabalhar a sério, com um atraso de 3 anos. Será? De maneira nenhuma. Sinto que foram os melhores anos da vida até agora, e que me proporcionaram amizades por todo o mundo, além de me abrir os horizontes.

Naquela noite de Agosto de 2003, ou no dia seguinte quando embarquei primeiro para Bruxelas e dpoies para Copenhaga, foi "quand tout a commencé". Como a última frase do filme. E ainda bem que assim foi.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Paulo,desculpe-me a pretensão de tentar interpretar o que teria sido melhor para você nesses últimos três anos. Mas é inevitável "pegar carona" em suas reflexões ,principalmente, porque a comparação com o filme Albergue espanhol remete-nos às deliciosas aventuras do jovem Xavier que, como você,aproveitou todas as oportunidades que a diversidade cultural e o mundo globalizado lhe ofereceu para crescer e questionar...Sem dúvida,pelo menos para nós,leitores de seu Blog,foi infinitamente melhor compartilhar suas experiências,suas emoções,"suas reflexões.."pelo mundo,nesses dois anos!!!O mundo adulto pode esperar!!!Um beijo..

1:16 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home