Ideias sobre actualidades, coisas interessantes e outras nem por isso.

sábado, julho 29, 2006

Les tricheurs - sinto-me enganado. Milhares de pessoas, amantes do ciclismo, devem partilhar os meus sentimentos. O grande herói Floyd Landis, ao que parece, fez batota naquele dia em que recuperou 8 minutos de desvantagem nos Alpes. Até se confirmar o resultado da contra-análise ele é inocente, mas mesmo em caso de não confirmação de doping a suspeita ficará para sempre.

Pergunto-me, a ser verdade, se Floyd Landis dormiu bem depois de ter subido ao pódio nos Campos Elíseos. Será que o fim justifica os meios? Todos os vencedores de etapa são controlados. Não compreendo. Mais grave do que enganar o público e os patrocinadores, enganou os colegas de profissão, o que é ainda mais grave. Oscar Pereiro não teria então merecido vencer a prova? Talvez sim, mas no seu íntimo ele nunca ganhou a prova. O hino entoado na cidade-luz foi o americano e não o espanhol. As objectivas focavam-se em Landis, e não nele. Ele não venceu o Tour. Ganhar na secretaria é a pior forma de vitória, mesmo que seja justificada.

No futebol, o título do campeonato italiano foi esta semana atribuído ao Inter. Os milaneses não vencem a prova desde 1990, e pelos vistos porque contrariamente aos seus rivais, não entrou no jogo sujo da falsificação de resultados. Mais uma vez, está presente o sabor amargo de uma conquista. De certeza que os adeptos do clube não celebraram, porque não ganharam.

Assusta-me esta onda de batota, de querer ganhar a qualquer preço. Em última instância, o público vai fartar-se da mentira, e quando o público já não tiver paixão pelo desporto e pelos seus ídolos, os patrocinadores também deixarão a arena. Há que irradiar definitivamente todos os batoteiros do desporto. Antes que este último seja irradiado dos corações dos fãs.

1 Comments:

Blogger Nuno Santos said...

Por acaso falas aqui em dois casos bem interessantes e que vou comparar com os casos portugueses:
- Sobre o dopping, temos o caso Nuno Assis. Ao contrário do Landis, que demorou 2 semanas a ser analisado e decidido, o do Assis demorou mais de 5 meses e mesmo assim ainda não está bem esclarecida a história...

- Sobre os jogos sujos dos bastidores de futebol, veja-se o último título de campeão do SLB. Com tasntos roubos descarados, incluindo até adversários a mudarem o seu terreno de jogo, como pode alguém acreditar no desporto?

Grande abraço

9:56 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home