Ideias sobre actualidades, coisas interessantes e outras nem por isso.

sábado, junho 10, 2006

Começa amanhã - a participação portuguesa no mundial de futebol. Todos aguardam com impaciência o jogo entre Portugal e Angola. Confesso que a onda de euforia que envolve a selecção não é positiva. Os jogos nunca estão ganhos antes de serem jogados.

Desde que acompanho a participação de Portugal em campeonatos da Europa e do Mundo, só por uma vez não houve passagem à fase seguinte. Tal aconteceu quando Portugal teve pela frente, tal como agora, um grupo mais acessível (em 2002). Em 1996, Dinamarca (então campeã europeia em título), Turquia e Croácia; em 2000, Inglaterra, Roménia e Alemanha (quem apostou na qualificação portuguesa? no final, 3 jogos e 3 vitórias). Em 2002, Estados Unidos, Polónia e Coreia do Sul. Destas 3 equipas, a teoricamente mais forte era a Polónia, e foi a única que Portugal conseguiu vencer. Finalmente, 2004. Derrotas frente ao adversário teoricamente mais fraco no papel (e o que custaram).

Isto para dizer o quê: Portugal consegue manter níveis de concentração elevados quando joga frente a adversários com mais nome. O que não será o caso amanhã. Quando o adversário é mais fraco, existem muitas dificuldades em confirmar o favoritismo. E do outro lado vai estar uma equipa que está pela primeira vez num campeonato do mundo, e que não tem nada a perder. E esta competição é fértil em surpresas.

No entanto não há dúvidas que o primeiro jogo deste tipo de competições é sempre o mais importante. A selecção tem de entrar em campo a pensar que está a jogar frente a uma equipa de topo. Se existirem facilitismos é meio caminho andado para uma estreia amarga.

1 Comments:

Blogger daniel said...

O problema é que quando forem jogar o segundo jogo de canadianas.

12:12 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home